Dica Nerd #01 - O Silmarillion e a história antiga da terra média


Mae govannen, nerds de passagem aqui pela nossa Taverna. Puxe uma cadeira, pegue sua caneca de hidromel e se atente para essa dica de bar que pode salvar, do Faustão e do Portiolli, aquela sua tarde de domingo.

A Dica Nerd de hoje traz pra vocês uma das obras do mestre da fantasia e Doutor honoris causa em Letras pela Oxford University, J. R. R. Tolkien, de nome O Silmarillion.
Trata-se de uma obra póstuma, editada pelo filho do autor. Apesar de publicado quatro anos após a morte de Tolkien, O Silmarillion é, de longe, a obra mais antiga - segundo prefacio da edição publicada pela editora WMFmartinfontes - reunindo textos que datam de até meio século antes de O Senhor dos Anéis.
A obra apresenta aos leitores um relato dos dias antigos, de antes da criação de Arda (terra), dos Valar - "anjos" criados pela divindade máxima, Eru, e que vieram a residir em Arda após sua criação, para ajudar a desenvolver a mesma - de Vallinor, sua morada de luz, de suas obras e da batalha contra Morgoth, o Escuro. Além de preencher lacunas e iluminar referencias feitas por personagens na trilogia do anel que ninguem compreendeu, o livro oferece um panorama da criação de elfos, humanos e anões; suas guerras e alianças; heróis e vilões, tudo tendo como pano de fundo o desenrolar do destino das Silmarils. De quebra, em suas ultimas páginas, traz mapas da configuração da Terra Média antes de ser alterada pela fúria dos Valar e arvores genealógicas de elfos e homens (faltaram os anões #sadface) onde você descobrirá, para sua surpresa, que Galadriel é a sogra do nossa querido Elrond, agente Smith. Lol.

É isso aí jovens, O Silmarillion. Uma leitura rápida, porém cheia de aventura, milhares de nomes que você nunca ouviu, e narrativas de tirar o fôlego para quem é fã de tudo que o Tolkien escreveu.
Cuio vae, galera, e até o próximo Dica Nerd!


Mae govannen = sindarin para "feliz em vê-los"
Cuio vae = sindarin para "Adeus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário