Análise do filme "Pelo Amor de Spock"




Documentário sobre a vida de Leonard Nimoy (e de Spock) encanta pela riqueza dos depoimentos,






Concebido em 2014, "For the Love of Spock" nasceu como uma idéia de Adam Nimoy, filho de Leonard Nimoy homenagear o icônico personagem, com o falecimento de Leonard Nimoy em 2015 o foco do filme mudou, se tornando um documentário que homenageia o personagem Spock e o ator que o interpretou.

 Trailer do filme

Lançado em 2016 o documentário emociona. A riqueza e variedade dos depoimentos enchem os olhos. Há, como é de se esperar, muita reverência ao personagem e ao ator, mas é belíssimo notar como todos parecem realmente sinceros com seus sentimentos. E alguns têm até espaço para mostrar um pouco o lado crítico sobre Nimoy, ao falar de seus trabalhos como cantor (Shatner é especialmente ferino aqui, mas de forma benigna, até porque Adam dá espaço para ele assim o fazer).

Cartaz do filme

As lentes de Adam Nimoy, ainda que indiretamente, são muito felizes em trabalhar os efeitos da fama sobre a pessoa e todos que o cercam e como ela pode ter um resultado pernicioso de longo prazo. Esse pensamento fica logo abaixo da superfície do trabalho documental e nunca é tratado de frente verdadeiramente, até por não ser mesmo o objetivo da obra, mas ele está lá e por vezes vem à superfície de maneira mais franca e direta, somente para, no momento seguinte, sumir mais uma vez. O mesmo se pode dizer sobre o outro lado dessa moeda: o culto à celebridade. Como há uma abordagem cronológica da carreira de Leonard Nimoy, temos vislumbres da evolução (alguns diriam involução…) da sana dos fãs por qualquer coisa de seu ícone, desde algum souvenir das lixeiras da casa dos Nimoy até os mais elaborados cosplayers. Novamente, não é o foco da pegada do diretor, mas o assunto é jogado para discussão, algo que de certa forma é até metalinguístico, considerando-se os mais de 9 mil fãs que contribuíram na campanha online de arrecadação de fundos e cujos nomes (e em alguns casos fotos) aparecem diligentemente nos créditos finais.

Com isso, For the Love of Spock consegue triunfar em ser uma tocante homenagem de um filho a um pai, um passeio pela vida de um ator profundamente inserido no imaginário popular, uma salva de palmas à sua criação máxima, o lógico e falsamente frio e calculista Spock, e um sincero agradecimento aos fãs pelo amor que incondicionalmente sentiram e sentem por tudo que ele encapsula. Além disso tudo ), é um documentário muito competente que tem o poder de atrair mesmo aqueles que estão à margem de Star Trek e, quem sabe, tragá-los para essa extraordinária e imortal franquia. O documentário foi lançado oficialmente no Brasil na plataforma Google Play, para comprar ou alugar o filme é só clicar aqui



Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário