Star Trek - 50 anos (parte 2)




Nesta matéria em duas partes, a Taverna do Anão traz um pouco da cinquentenária franquia Jornada nas Estrelas.  Um clássico da ficção-científica e pioneiro da diversidade e da inclusão no universo televisivo e  cinematográfico.






Com o fim da série clássica e seu relativo sucesso nos cinemas e no desenho animado, o criador da franquia, Gene Roddenberry., percebeu que era hora da série voltar para a TV, Nesta segunda parte da matéria que comemora os 50 anos de Jornada nas Estrelas vamos conhecer um pouco das séries do universo Star Trek.

Abertura de Star Trek - The Next Generation (1987–1994)

Star Trek: The Next Generation, se passa aproximadamente um século após a série original. Ela apresenta uma nova nave estelar, a USS Enterprise-D e sua tripulação formada pelo Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), Comandante William T. Riker (Jonathan Frakes), engenheiro chefe Geordi La Forge (LeVar Burton), oficial de segurança Tasha Yar (Denise Crosby), o primeiro klingon a entrar na Frota Estelar Worf (Michael Dorn), médica chefe Dra. Beverly Crusher (Gates McFadden), o andróide Data (Brent Spiner) e o filho da Dra. Crusher Wesley Crusher (Wil Wheaton) e a conselheira betazóide Deanna Troi (Marina Sirtis). A série estreou em 28 de setembro de 1987 e teve sete temporadas, terminando em 23 de maio de 1994. Teve os maiores indíces de audiência de qualquer série de Star Trek.

Abertura de Star Trek - Deep Space Nine (1993–1999)

Estreou em 3 de janeiro de 1993 teve sete temporadas e terminou em 2 de junho de 1999. Como a TNG, foi ao ar por sindicação. É a única série da franquia a se passar principalmente em uma estação espacial, ao invés de uma nave estelar. Ela se passa na estação cardassiana originalmente conhecida como Terok Nor, que foi renomeada Deep Space 9 pela Federação e colocada perto do planeta Bajor e da única fenda espacial estável conhecida, que dá acesso ao distante Quadrante Gama. DS9 mostra o dia a dia dos tripulantes da estação, liderados por Benjamin Sisko; interpretado por Avery Brooks; e Kira Nerys; interpretada por Nana Visitor. Elementos recorrentes em suas histórias estavam a repercussão da longa e brutal Ocupação Cardassiana em Bajor, o papel espiritual de Sisko para os bajorianos como Emissário dos Profetas e, em suas últimas temporadas, a guerra contra os Dominion. Deep Space Nine se diferencia das outras séries de Star Trek pelo seu estilo , conflitos entre a tripulação e temas religiosos.  Gene Roddenberry não criou esta série, mas pouco antes de falecer teve acesso aos primeiros esboços da produção.

Cena da série Star Trek - Voyager (1995–2001)

Star Trek: Voyager teve sete temporadas, indo ao ar de 16 de janeiro de 1995 até 23 de maio de 2001, lançando o canal UPN da Paramount. Apresenta Kate Mulgrew como a Capitã Kathryn Janeway, a primeira mulher oficial comandante em papel principal em uma série de Star Trek. O episódio piloto mostra a USS Voyager e sua tripulação perseguindo uma nave Maquis (classificados como rebeldes pela Federação). Ambas as naves são jogadas no Quadrante Delta, 70.000 anos-luz da Terra. A série demorou um pouco para encontrar seu tom , mas se tornou uma das mais queridas pelos fans , com seu estilo aventuresco , ótimo elenco e bons efeitos especiais.

Comercial de Enterprise (2001–2005)

Star Trek: Enterprise, originalmente intitulada de Enterprise, foi ao ar de 26 de setembro de 2001 até 13 de maio de 2005 e é uma prequel da série original. A série mostra como o primeiro contato com um extraterrestre levou os vulcanos a guiar a humanidade na criação da primeira nave de dobra 5, a Enterprise, comandada pelo Capitão Jonathan Archer; interpretado por Scott Bakula; e pela Subcomandante T'Pol; interpretada por Jolene Blalock.

Por suas duas primeiras temporadas, Enterprise era mais episódica como The Original Series, The Next Generation e Voyager. A terceira temporada introduz o arco de história dos xindi, que foi,levado por toda a terceira temporada, trazendo um tom mais sombrio ao programa, algo que não era visto desde Deep Space Nine. A quarta temporada mostrou as origens de vários elementos comuns em outras séries. Os arcos de histórias em sua última temporada duravam apenas dois ou três episódios. Os índices de espectadores de Enterprise começaram altos, porém caíram rapidamente, algo que levou ao cancelamento do programa, no meio de sua quarta temporada.

Teaser da nova série Star Trek - Discovery

Uma nova serie da franquia será lançada em 2017, trazendo novas aventuras e personagens. Para conhecer mais sobre Jornada nas Estrelas clique aqui para ver 10 curiosidades sobre Star Trek.



Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário