Relembre os filmes mais marcantes de Gene Wilder




Gene Wilder, ator que intepretou o Willy Wonka em "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), morreu aos 83 anos, no domingo (28), devido a complicações de saúde, a Taverna do Anão presta sua homenagem a um ator que levou tantos sorrisos a todo mundo.








Jerome Silberman, nome real do ator, nasceu na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos. Ele foi duas vezes indicado ao Oscar. Concorreu à estatueta de ator coadjuvante em "Primavera Para Hitler" (1967) e de roteiro adaptado em "O Jovem Frankenstein" (1974).
Ele também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, pelos papéis em "O Expresso de Chicago" (1976) e "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), filme que rendeu a ele seu personagem mais marcante, o Willy Wonka.
Gene Wilder ganhou um Emmy em 1998, de melhor ator convidado em série de comédia, graças a uma participação especial em "Will & Grace".

Para homenagear o artista, a Taverna do Anão preparou uma lista com os filmes mais marcantes do ator.


                                                          Primavera para Hitler (1967)

Gene Wilder dá vida ao contador Leo Bloom, que se une ao produtor teatral Max Bialystock (Zero Mostel) para criar o pior espetáculo que a Broadway já viu. Pelo filme, Gene foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Na primeira versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", Wilder interpretou Willy Wonka, o irreverente empresário que convida cinco crianças para conhecer sua fábrica na tentativa de encontrar um herdeiros para seus negócios. Gene foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator pelo filme.

O Jovem Frankenstein (1974)

No filme, Gene Wilder interpreta Dr. Frederick Frankenstein, que herda o castelo e as pesquisas de seu avô, Victor Frankenstein. Além de atuar, Wilder também foi roteirista do longa efoi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado.

O Expresso de Chicago (1976)

O filme rendeu a Gene Wilder a indicação ao Globo de Ouro de melhor ator.No filme ele vive George, um homem que presencia um assassinato durante uma viagem de trem, mas ninguém acredita nele. 

A Dama de Vermelho (1984)

Em "A Dama de Vermelho", Gene Wilder vive Theodore, um executivo casado e com filhos, que se vê apaixonado por outra mulher, a modelo Charlotte (Kelly LeBrock). Além de atuar, Wilder dirigiu o longa. O filme foi vencedor do Oscar de melhor canção original (I Just Called to Say I Love You, de Stevie Wonder).

Cegos, surdos e e loucos (1989)

Dois amigos, um surdo e o outro cego,são as únicas testemunhas de um assassinato. Filme divertido, que conta com humor politicamente incorreto da excelente dupla Gene Wilder e Richard Pryor.


Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

3 comentários:

  1. Em "Banzé no Oeste" ele roubou a cena, mesmo não sendo o ator principal.

    ResponderExcluir
  2. Em "Banzé no Oeste" ele roubou a cena, mesmo não sendo o ator principal.

    ResponderExcluir