Star Trek - 50 anos (parte 1)



Nesta matéria em duas partes, a Taverna do Anão traz um pouco da cinquentenária franquia Jornada nas Estrelas.  Um clássico da ficção-científica e pioneiro da diversidade e da inclusão no universo televisivo e  cinematográfico.





Cena do primeiro episódio exibido em 1966


Com o episódio "The Man Trap", o universo de "Star Trek", idealizado por Gene Roddenberry, chegou pela primeira vez à televisão no dia 8 de setembro de 1966.

A história de "The Man Trap" era bastante convencional. Os tripulantes da Enterprise viajavam a um planeta quase abandonado e tinham que lidar com um misterioso monstro, que se alimentava à base de sal e que tinha a assombrosa capacidade de transformar sua aparência conforme sua vontade.

O episódio também revelou algumas fórmulas para o futuro sucesso da saga, como a mensagem utópica, idealista e de parceria entre a humanidade que passou a considerar "Star Trek" como parte de sua essência.

A Enterprise parecia uma versão mais que perfeita da ONU. Em total harmonia e com uma fé sólida na tecnologia e no conhecimento, na tripulação apareciam, por exemplo, uma mulher negra (Uhura, interpretada por Nichelle Nichols), um russo (Chekov, Walter Koenig), e um asiático (Sulu, George Takei).

A mensagem a favor da diversidade era chamativa em um áspero e paranoico contexto internacional marcado pela Guerra Fria, mas também era sustentada pelos novos ventos que sopravam nos Estados Unidos nos anos 60, com o Movimento pelos Direitos Civis e o ideal de uma nova realidade social.

Um exemplo das inovações da franquia foi mostrar em 1968 o primeiro beijo interracial da história da televisão, entre o capitão Kirk e Uhura.

A primeira série durou três temporadas e cerca de 80 episódios, o que seria apenas o início do impressionante universo de "Star Trek", que além das produções televisivas conta, até o momento, com 13 filmes.

Impulsionada pelo extraordinário sucesso da franquia concorrente "Star Wars" em 1977, "Star Trek" se aventurou no cinema pela primeira vez em 1979.

Trailer do primeiro filme da franquia

Na segunda parte da matéria vamos ficar conhecendo um poco das outras séries da franquia.



Acompanhe todas as matérias, notícias e Podcasts da Taverna do Anão, é só nos  seguir nas redes sociais:

Dúvidas, sugestões, opiniões? Entre em conato direto conosco, mande um e-mail para taverna@tavernadoanao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário